Risoto branco com camarões grelhados e empanados |
Nesta sexta-feira (02/03) foi aniversário da nossa Uberaba, consequentemente feriadão... Íamos para praia, mas meu marido teve imprevistos profissionais e então não fomos. Eu já estava com a alma preparada para a alimentação a base de peixes e frutos do mar... então acordei cedo e fui em busca das iguarias... Achei que camarão seria uma boa pedida, então comprei um pouquinho de camarão descascado e limpo (para o prato principal) e um pouco de camarão congelado empanado (para o aperitivo).
Pensei em um risoto de camarão, mas meu marido não é muito fã de risoto e me pediu para fazer o camarão separado. E foi o que eu fiz.
Coloquei o camarão empanado no forno até ficar bem douradinho... Enquanto isso coloquei 500ml de água com 1 tablete de caldo de legumes (pode ser o de sua preferencia) para ferver, piquei uma cebola em pedaços não muito pequenos (não gosto quando é muito pequeno e some na comida), dourei com azeite de oliva, acrescentei 1 xícara de chá não cheia de arroz arbóreo, refoguei um pouquinho, acrescentei 1 taça de vinho branco, deixei evaporar um pouco e fui colocando uma concha de caldo de cada vez ( assim que a água for secando, coloca mais uma concha de caldo), mexendo de vez enquando até o arroz estar cozido. Tomar cuidado para não ficar muito mole... O correto é que o arroz fique al dente, mas eu prefiro que fique cozido, mas firme. Chegando no ponto, desligue o fogo, acrescente uma colher de sobremesa de manteiga de leite para dar cremosidade, misture bem e tampe a panela para abafar um pouco. Temperei o camarão com limão, sal e pimenta do reino e passei na frigideira com azeite de oliva, separei um pouco para mim e juntei ao risoto. Esta quantidade de risoto dá para uma pessoa comer muito bem...
Para acompanhar o risoto comprei um vinho Chardonnay Californiano, que já tinha ouvido elogios e críticas...Apesar da rolha ser das de plástico (que acho um horror!) me surpreendeu... O OAK LEAF é suave sem ser doce e agradou ao meu paladar, pois os outros Chardonnays que já tinha provado eram muito ácidos para o meu paladar.
Agora nada como degustar e desejar a Uberaba um Feliz Aniversário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário