quinta-feira, 12 de abril de 2012

Receber com charme! Lichia com gorgonzola




hummmm



   Para preparar um aperetivo com cara de coisa chique, que todos vão te elogiar, você não vai perder muito tempo... Nem vai precisar ter dotes culinários... kkkkk

   Basta você ter uma lata de lichia em calda e um pedaço de queijo gorgonzola. Escorra as lichias e recheie com o queijo!

   Amo queijo de sabor forte, mas tem gente que não, então use um creme de queijo gorgonzola pronto ou até mesmo faça um... Eu uso gorgonzola e requeijão cremoso, amasso o gorgonzola com um garfo e vou colocando requeijão até ficar cremoso e suave, infelizmente, você vai ter que ir provando para saber se está do seu agrado... Se quiser que fique ainda mais suave, use iogurte natural. 



Os ingredientes


Para acompanhar, uma tacinha de vinho branco...

Preparando as delícias!


domingo, 8 de abril de 2012

Risoto de pimentão


  

   Adoro estes pimentões assados. Quando os tenho em casa, fico inventando receitas com eles. Na verdade gosto deles purinho mesmo... kkkk Com no máximo um pão italiano... Hummmmm! Mas queria algo quentinho, então resolvi fazer um risoto. Como meu marido não gosta de risoto, sempre faço uma quantidade só para mim, com minha velha mania de fazer tudo de olho... kkkkk
   Para fazer um risoto, não existe muito segredo... Você preceisa de arroz arbóreo, vinho, manteiga, alho, cebola, o "recheio" e o caldo que combine com o "recheio" ou o de sua preferência...
   Neste risoto de pimentão, arredondando as medidas (acho que serve 2 pessoas) kkkk, usei:
  • 1 xícara (chá) bem cheia de arroz arbóreo;
  • 1 litro de caldo de legumes fervente; (sempre sobra, mas sempre fico com medo de não ser suficiente)
  • 1 dente de alho espremido;
  • 1 cebola pequena cortada em cubinhos;
  • 1/2 taça de vinho branco seco;
  • 3 colheres (sopa) de pimentões vermelho e amarelo assados bem picadinhos (veja a receita aqui)
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 1 fio de azeite para regar.
   Para fazer, refogue a cebola e o alho na manteiga, quando a cebola começar a ficar transparente e o alho a dourar, acrescente o arroz e refogue-o,quando o arroz começar a grudar na panela, acrescente o pimentão picadinho, misture e jogue o vinho. Misture e deixe o vinho reduzir bastante. Mexendo sempre. Acrescente uma concha do caldo, mexa, espere reduzir o líquido, mexa, acrescente mais uma concha de caldo, mexa... siga estes procedimentos até o arroz chegar no ponto de cozimento desejado. Chegou no ponto, deixe secar quase todo líquido, desligue o fogo, tampe a panela e deixe o risoto descansar por uns 4 minutos. Se desejar ele fique ainda mais cremoso, misture mais um pouquinho de manteiga antes de "descansar". 
   Sirva em prato fundo e enfeite com um punhadinho de pimentão assado e regue com um fiozinho de azeite.
   Este processo é o mesmo pra qualquer risoto. Ah, o arroz arbóreo não precisa ser lavado. Outra curiosidade é que se você quiser que o arroz fique mais escuro (avermelhado) é só utilizar o vinho tinto seco.
   Bom apetite e use a imaginação!  

sábado, 7 de abril de 2012

Pudim de leite com laranja

   Fiz este pudim para testar uma receita e fugir um pouco do pudim tradicional. O resultado ficou bem bom, minha sogra e meu marido também amaram! 




Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 caixinha (200g) de creme de leite;
  • 1/2 xícara (chá) de leite;
  • 2 ovos;
  • Raspas da casca de 1 laranja.

Calda:
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 1/2 xícara (chá) de água;
  • Tiras finas da casca de 1 laranja.

Modo de preparo:

   Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador até ficar homogêneo. Reserve. Junte os ingredientes da calda em uma panela e leve ao fogo médio até formar uma calda de caramelo médio. Caramelize uma forma com furo no meio e despeje a mistura batida e leve para assar em banho-maria, até que ao enfiar um palito ele saia limpo. Leve o pudim para gelar e depois desenforme.


  

Pimentões vermelho e amarelo assados


Ao servir, regue com mais um pouco de azeite
  
    Fui apresentada a estes pimentões quando morava no Rio de Janeiro na casa da tia Celeste. Só provava, pois não gostava muito, mas a Silvinha (minha prima) comia com uma boca tão boa, que insistia em comer mais um pouquinho. Insisti tanto que hoje é um dos meus pratos preferidos...
  
    Para fazê-los não tem nenhum segredo, mas requer um pouco de paciencia... Por isso que quando os faço, faço bastante...
  
   Ao comprar os pimentões, escolhas os mais maduros, os vermelhos devem estar bem vermelhos e os amarelos, kkkk, bem amarelos... Lave-os com uma buchinha, água e sabão. Disponha-os em uma assadeira e leve ao forno alto até queimar a pele, vá virando-os na assadeira para queimá-los por igual.

 
Pimentões assim que sairam do forno
  
    Assim que tirá-los do forno, espere esfriar um pouco e retire a pele e as sementes. Esta é a parte mais chata, mas é a que faz toda a diferença... Pois sem a pele o pimentão fica menos indigesto. Tome cuidado de não colocar os pimentões embaixo da água, se isso acontecer ele vai ficar sem graça, pois durante o processo de despelar e tirar as sementes, você vai ver que ele solta um líquido, extremamente doce e saboroso, APROVEITE-O!


Tirando a pele e a semente

   Desfie os pimentões na espessura que preferir, eu prefiro mais fininhos mas tem gente que gosta deles em fatias mais grossas. Vou colocando as fatias em uma vasilha com tampa, aproveitando todo o caldinho que vai soltando... Coloco em vasilha com tampa pois fica mais fácil de guardar e ter meus pimentões sempre a mão...


Já na travessa com azeite

   Já na vasilha, regue os pimentões com azeite, tempere com sal e molho de alho. Se gostar de uma pimenta, use-a também! Conserve em geladeira, não sei quanto tempo dura, pois lá em casa não dura muito...
   Coma como salada, aperitivo (com torradinha), acompanhamento do prato principal ou do sanduiche...
   Bom apetite! 

domingo, 1 de abril de 2012

Bolo de chocolate

Bolo de chocolate
  
    Esta semana, minha irmã Vaniana me ligou perguntando se aqui em casa tinha  um bolo sobrando... meio de bobeira... kkkkkkk  Ela está fazendo um curso de fotografia e no dia seguinte tiraria fotos de comidas e pensou em um bolo... Infelizmente não tinha bolo pronto e felizmente tinha acabado de ganhar uma forma nova da minha cunhada Graziela e estava doida pra estreia-la!
  
    Fui pra cozinha na calada  da noite e fiz um bolo de chocolate, tirei umas fotinhas e postei no facebook, provocando o pecado da gula nos meus amigos, inclusive em mim, que nem provei, pois o bolo tinha que estar intacto para a sessão de fotos... kkkkkkk 

   Ai segue a receita e as fotos que eu tirei! As fotos da maninha não consigo abrir... kkkkk Assim que conseguir posto aqui!


Ingredientes:
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 xícara de leite;
  • 6 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 colher de sopa de fermento;
  • 3 ovos.
Modo de preparo:

   Bata as claras em neve, acrescente as gemas, uma a uma, bata mais um pouco, acrescente e açúcar e continue batendo. Coloque a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite e bata novamente. Coloque a mistura em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio, pré-aquecido até que ao enfiar um palito no bolo ele saia limpo.

Cobertura:

  • 1 colher de sopa de margarina;
  • 2 colheres de sopa de achocolatado em pó;
  • 2 colhers de sopa de leite.

   Junte tudo e leve ao fogo até ferver e engrossar um pouco. Não deixe engrossar demais senão quando esfriar fica dura. Jogue sobre o bolo ainda quente.




Bolo de chocolate. Tudo colaborando para dar água na boca!
Linda minha forma nova!