Sunomono (este está sem Kani) |
Sunomono com Kani |
Sempre gostei muito de pepino, desde pequena era meu "ingrediente" preferido na salada!
Quando morei no Rio de Janeiro, fui apresentada a culinária Japonesa e me apaixonei... Adorei os sabores, a textura, o ambiente e principalmente as "boas vindas" que os restaurantes ofereciam... Era uma saladinha de pepino agridoce (Sunomono) que vinha a mesa em porção individual. Sempre achava pouco e ficava com aguele gostinho de quero mais, pensando que queria era uma bacia daquele pepininho...
Alguns anos se passaram e meu primo Juliano e a esposa dele Ana Lucia descobriram uma receita de sunomono, que eu prontamente fui testar... Gostei tanto que fui repassando. Minha mãe não fica sem uma tijelinha na geladeira.
É fácil de fazer, rende e dura alguns dias na geladeira! Praticidade é a palavra chave desta receita!
Você vai precisar de:
- 2 pepinos japonês fatiados em rodelas bem finas;
- 2 colheres de café de sal;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 6 colheres de sopa de vinagre de arroz;
- 2 colheres de chá de hondashi (tempero a base de peixe);
- 1/2 pacote de Kani-kama desfiado (opcional);
- Sementes de gergelim.
Fatie os pepinos e tempere-os com o sal e deixe descansando por 15 minutos. Misture o restante dos ingredientes e junte ao pepino. Deixe marinar por alguns minutos na geladeira e sirva!
Esta é uma das poucas receitas que não mudei as quantidades e os ingredientes, mas mamãe mudou... kkkkk Ela usa adoçante em pó (saquinho) no lugar do açúcar. Ela usa 1 saquinho de adoçante para cada colher de sopa de açúcar. E foi aprovado, não dá para perceber a diferença... E olha que eu sou SUUUUUUPER chata com adoçante, não gosto e não uso.
Sunomono na travessa para marinar um pouco. |
Ralinho japonês, o melhor para conseguir fatias realmente fininhas |
Tempero a base de peixe |
Nenhum comentário:
Postar um comentário