quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Bolinhos de Arroz

  

  Você é como eu que sempre sofre quando sobra arroz em casa?
   O que fazer com o arroz que sobrou?
   Pois eu sou assim, quando quero comer arroz, quero um arroz fresquinho... Então achei esta receita na net (blog figos e fughis), que ensina um bolinho de arroz que não é frito e sim grelhado. Esta receita veio muito bem a calhar para resolver dois problemas de uma só vez: 1. utilizar a sobra de arroz e 2. não fritar! kkkkkk Morro de medo de óleo quente! Além de ficar mais saudável, dá para incentivar as crianças a comerem legumes!
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de chá de arroz cozido
100 gramas de queijo parmesão ralado
3 ovos levemente batidos
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de azeite
ervas secas a gosto
sal a gosto
pimenta moída a gosto
1 abobrinha pequena ralada com a casca (opcional)
5 colheres de sopa de milho verde (opcional)
óleo vegetal para untar a frigideira
 
Modo de Preparo: Numa tigela misture os ovos com o azeite, as ervas, a pimenta e o sal. Junte o queijo ralado e misture bem. Incorpore a abobrinha e o milho. Acrescente a farinha de trigo e mexa bastante com uma colher até formar uma massa cremosa. Por fim junte o arroz cozido e mexa até perceber que os grãos estão totalmente envolvidos pela massa. Unte uma frigideira larga com óleo vegetal e deixe aquecer bem. Coloque a massa do bolinho às colheradas, mantendo distância de 1 dedo entre um bolinho e outro. Deixe dourar de um lado e depois vire para dourar do outro. Quando ficarem prontos coloque sobre um prato com papel absorvente e sirva com o seu molho de pimenta preferido.
  

sábado, 18 de agosto de 2012

Chá de Jasmim


   Este chá de Jasmim é chines e vem em bolinhas que são um amarrado de pétalas. Você coloca uma bolinha em água quente e espera abrir... Assim que abrir é só saborear! É lindo e gostoso! 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro







   Este bolo foi uma das primeiras coisas que me lembro de fazer na cozinha... Fiz junto com minha prima Marília para darmos de presente para um amigo nosso em seu aniversário. E lógico que o bolo quebrou quando fomos desenformar... kkkkkkk Com o tempo minha técnica foi se aprimorando! Fica fofinho e delicioso.
   Perfeito para um lanche da tarde, como o lanche da tarde de hoje com a visita da minha mãe e da minha irmã Vaniana.
   Ah, se for comer quente, cuidado para não se queimar!


Ingredientes:
·        2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo;
·        1 xícara de Nescau;
·        2 xícaras de açúcar;
·        1 e ½ xícaras de leite;
·        ½ xícara de óleo;
·        1 colher de sopa de fermento em pó;
·        3 ovos;
·        1 lata de leite condensado;
·        1 colher de chá de mel;
·        1 colher de sopa de manteiga;
·        3 colheres de sopa de Nescau.
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite, os ovos e o óleo até ficar homogêneo. Peneire os ingredientes secos e misture com a mistura líquida delicadamente. Coloque em uma assadeira redonda untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio pré-aquecido. Para o brigadeiro leve ao fogo baixo o leite condensado, o mel, a manteiga e o Nescau mexendo sem parar até começar a desgrudar do fundo da panela (mais mole mesmo). Cubra o bolo com o brigadeiro.




domingo, 5 de agosto de 2012

Peras carameladas com gorgonzola





   Adoro a mistura de frutas e mel com salgado. E outro dia estava doida para confortar a alma com esta mistura, mas de preferencia com uma textura aveludada. Encontrei uma pera e um pedaço de gorgonzola na geladeira e lembrei de uma receita do livro da Nigella - Nigella Express Receitas Rápidas e Saborosas. Como não tinha alguns dos ingredientes, fiz minhas modificações...

   Comecei descascando a pera, tirei o cabo e as sementes e cortei em fatias finas. Aqueci uma frigideira com 1 colher de sopa de azeite de oliva, coloquei as fatias de pera e deixei dourar dos dois lados, misturei em uma xícara 2 colheres de sopa de vinho que tinha em casa (foi um chardonnay, mas na receita da Nigella, ela pede para usar o Marsala) com 1 colher de sopa de mel. Quando as peras estiverem douradas dos dois lados, coloque a mistura de vinho e mel na frigideira e deixe borbulhar e reduzir para caramelar as peras. Assim que estiverem carameladas, transfira para um prato. Aqueça o gorgonzola e coma junto com as peras!

Qualhada seca ou creme de iogurte

Iogurte na peneire escorrendo o soro





   Quando você quiser um creme leve, a qualhada seca ou creme de iogurte é uma boa opção! Pode ser usada tanto como acompanhamento em doces ou como patê (é só temperar, eu costumo usar azeite, sal e zatar- tempero sírio). Dá para utilizar como substituto do creme de leite, principalmente para finalização de pratos.

   Para conseguir este "creme" é só colocar o iogurte natural para dessorar, isto é escorrer até que saia todo o soro. Para isto, eu coloco o iogurte natural em uma peneira de malha de inox bem fina e encaixo a peneira em um pote alto com tampa (a minha peneira serve perfeitamente num pote de sorvete de 2 litros). O pote tem que ser alto pois o iogurte que está na peneira não pode entrar em contato com o soro que está escorrendo. Cubra o pote com a tampa e leve a geladeira. Verifique de tempo em tempo (eu olho umas 2 vezes por dia) o vasilhame e a quantidade de soro que já escorreu e vá descartando o soro. Na verdade eu costumo guardar o soro e utiliza-lo em receitas de pão no lugar da água, para isto, coloco o soro em um pote com tampa e guardo na geladeira.

   Minha mãe não tem esta peneira de inox e ela sempre, sempre mesmo, usou um pano de prato branco lisinho, que serve só para esta função. Então ela pega uma peneira normal, forra com o pano de prato, coloca o iogurte no pano, enrola o pano e leva para gelar...

   Vá verificando a textura do seu creme e quando achar que está no ponto que você quer, retire do pano ou peneira e tranfira para uma vasilha, tempere e sirva.

   Meu ponto preferido leva de 2 a 3 dias escorrendo.

   PS: Ao colocar o iogurte na peneira ou no pano, coloque-o com MUITO carinho, bem devagar, senão escorre tudo, sem separar o iogurte do soro. Caso isto aconteça, insista, retornando o liquido para a peneira, uma hora ele fica todo lá, principalmente quando já está mais geladinho.  

sábado, 4 de agosto de 2012

"Risoto" de fusilli




   É, na cozinha nada se cria, tudo se copia, modifica e transforma. Estou dizendo isso pois tenho feito muitas alterações, inclusive de ingredientes importantes como o arroz do risoto por uma massa.

   Cansei de fazer e comer risoto sozinha... Meu marido tem verdadeira aversão ao prato... kkkkk Ele diz que risoto é um arroz que não deu certo, empapado que para não ficar feio colocaram o nome bacana... kkkkkk Coisas de marido... Eu em compensação AMOOOOOO! Gosto do sabor, da textura cremosa e principalmente da facilidade do prato único.
   Esta semana comprei uma panela nova, uma aeternum da Bialete, e estou em love total... Mas a única coisa que me vem a cabeça quando olho para ela é: risoto... e como o maridinho que me incentivou na hora da compra, precisava fazer um prato para agradá-lo... Massas ele gosta, então pensei: vou trocar o arroz por uma massa seca! E não é que deu certo?! Fiz a massa da mesma forma que se faz um risoto! Tente! Você não vai se arrepender!
   Eu sempre meço massa curta em prato fundo (de sopa), para uma pessoa coloco massa até a metade e para duas pessoas, uso o prato bem cheio, fazendo um montinho em cima, generoso mesmo! Então, nesta receita, fui generosa... kkkkk.
   Você vai precisar (para 2 pessoas): 1 prato de sopa bem cheio de fusili (cru) ou a massa curta e seca de sua preferencia; 250g de linguiça de frango; 3/4 taça de vinho branco seco; 750ml de caldo de galinha; 1 colher de sopa de manteiga ou margarina; 2 colheres de sopa de parmesão ralado.
   Tire a pele da linguiça e leve-a para dourar, desmanchando-a bem em uma panela (eu prefiro uma panela maiorzinha, para poder mexer com mais facildade). Assim que estiver douradinha, acrescente o fusili cru e mexa bem, refoguando-o. Acrescente o vinho, mexa e deixe evaporar pela metade. Acrescente, com o auxilio de uma concha, o caldo já quente. Vá colocando concha por concha e antes de colocar mais caldo, espere secar, mexendo sempre. Faça o processo até a massa estar cozida. Vê se precisa acertar o sal, desligue o fogo, misture a colher de manteiga e o queijo ralado. Tampe a panela e deixe descansar por uns 3 minutos.

   Bom apetite!

   Ah, o Rodrigo AMOU! E o sabor ficou igual ao do risoto!

   

Cachorro quente e enroladinho



   Estes salgadinhos eu fiz com uma massa de pão da minha máquina de fazer pão, mas não lembro qual massa foi... Mas me lembro que com a receita da massa de pizza deu certo também!





   Se você tem uma destas máquinas, coloque a maquina para funcionar normalmente, espere misturar, sovar, crescer e quando for começar assar, desligue a máquina, tire a massa de lá e com ajuda de um rolo, em uma superficie limpa e enfarinhada, divida e abra a massa, recheando-a conforme sua criatividade! Espere crescer mais um pouquinho e leve para assar em forno convencional até dourar! Lembre-se de pincelar uma gema de ovo ou um pouquinho de margarina/azeite de oliva na massa antes de levar ao forno.
   Já fiz com salsicha, presunto e mussarela, frango... Em tamanho familia, individual e aperitivo.