domingo, 5 de agosto de 2012

Qualhada seca ou creme de iogurte

Iogurte na peneire escorrendo o soro





   Quando você quiser um creme leve, a qualhada seca ou creme de iogurte é uma boa opção! Pode ser usada tanto como acompanhamento em doces ou como patê (é só temperar, eu costumo usar azeite, sal e zatar- tempero sírio). Dá para utilizar como substituto do creme de leite, principalmente para finalização de pratos.

   Para conseguir este "creme" é só colocar o iogurte natural para dessorar, isto é escorrer até que saia todo o soro. Para isto, eu coloco o iogurte natural em uma peneira de malha de inox bem fina e encaixo a peneira em um pote alto com tampa (a minha peneira serve perfeitamente num pote de sorvete de 2 litros). O pote tem que ser alto pois o iogurte que está na peneira não pode entrar em contato com o soro que está escorrendo. Cubra o pote com a tampa e leve a geladeira. Verifique de tempo em tempo (eu olho umas 2 vezes por dia) o vasilhame e a quantidade de soro que já escorreu e vá descartando o soro. Na verdade eu costumo guardar o soro e utiliza-lo em receitas de pão no lugar da água, para isto, coloco o soro em um pote com tampa e guardo na geladeira.

   Minha mãe não tem esta peneira de inox e ela sempre, sempre mesmo, usou um pano de prato branco lisinho, que serve só para esta função. Então ela pega uma peneira normal, forra com o pano de prato, coloca o iogurte no pano, enrola o pano e leva para gelar...

   Vá verificando a textura do seu creme e quando achar que está no ponto que você quer, retire do pano ou peneira e tranfira para uma vasilha, tempere e sirva.

   Meu ponto preferido leva de 2 a 3 dias escorrendo.

   PS: Ao colocar o iogurte na peneira ou no pano, coloque-o com MUITO carinho, bem devagar, senão escorre tudo, sem separar o iogurte do soro. Caso isto aconteça, insista, retornando o liquido para a peneira, uma hora ele fica todo lá, principalmente quando já está mais geladinho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário