quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Arroz branco



   Este post vai para várias amigas que dizem que não sabem nem fritar um ovo... pra ser sincera, fritar ovo é difícil pra caramba! Fazer arroz que é moleza! kkkkkkkkk 
   
   Esta receita básica é para um arroz soltinho, bem branquinho! 

   Você primeiro vai escolher o tipo de arroz, o mais usado é o agulhinha, meça a quantidade de arroz (a medida que um buffet usa por pessoa é uma xícara de café por porção, mas eu, precavida que só, sempre ponho de uma a umas medidas a mais... kkkkkk). Lave e escorra o arroz. Agora você vai colocar a água para ferver, a quantidade de água é exatamente o dobro de xícaras que você mediu de arroz. Quando a água estiver quase fervendo, coloque um pouco de óleo na panela que vai fazer o arroz e refogue um dente de alho espremido ou cortado bem miudinho. Quando sentir o cheirinho de alho perfumando a cozinha, coloque o arroz lavado e escorrido e refogue também. Assim que os grãos de arroz estiverem grudando na panela, coloque a água fervente. Mexa para desgrudar todos os grãos do fundo e da lateral da panela, pois todos devem ficar cobertos pela água. Coloque o sal e prove a água que deve estar salgadinha, nunca sei a quantidade certa, vou provando mesmo...  Abaixe o fogo e tampe a panela de forma que tenha uma saída de vapor. Se a tampa tiver a saída, abra-a, se não, deixe a tampa entreaberta. Espere a água secar e PRONTO! 
   Eu adoro arroz com cebola, se você também, refogue-a antes do alho, quando ela estiver quase transparente, acrescente o alho e siga todo o processo. MAS, se a quantidade de arroz que estiver fazendo for para guardar e comer outro dia, NÃO coloque cebola, pois a cebola faz o arroz AZEDAR!
   Se você for usar tempero pronto tipo "Meu arroz", não precisa colocar o alho nem o sal, pois o tempero já tem. E acrescente-o na hora que colocaria o sal. 

Lave o arroz e deixe escorrer

Refogue o alho no óleo, sem deixar queimar

Junte o arroz lavado e refogue também
Jogue a água fervente sobre o arroz, acerte o sal

Tampe a panela com a saída de vapor aberta, se sua tampa não tem
esta saída de vapor, deixe a tampa entreaberta. Abaixe o fogo. 

Espere a água secar, cuidando para o arroz não queimar! 

2 comentários:

  1. A receita maissssss util do BLOG ate hj..... minha funcionária ta de ferias kkkkkkkk SOCORROOOOO
    Veio em boa hora!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, a intenção foi esta... UTILIDADE! kkkkkk É para ver como é fácil fazer um arroz branquinho... Bjs

      Excluir