terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pão Sirio


Olha como se abre! 

     O vovô Abrão era descendente de Sírios-Libaneses. Os pais dele, meus bisavós vieram de lá e com eles vieram várias receitas deliciosas... A vovó aprendeu direitinho a fazer os pratos preferidos do vovô e a reunir a família ao redor de uma mesa... Nos reuníamos na mesa para ajudar a fazer as refeições e devorá-las... kkkkk Isso mesmo, parece um pouco primitivo, mas me lembro de "atacar" a comida deliciosa! A sensação era de que ela ia fugir! kkkkkk Hoje dá até vergonha de assumir, mas morria de medo de ficar sem um pedaço! kkkkk 

    Para mim o pão sírio era o melhor! Quentinho com manteiga de nata bem batida então... hummmm... sem comentários! Mas o mais difícil era conseguir a receita. Várias vezes fui ajudar a vovó com caderno e caneta em punho, mas de repente, PUFF! Ela pegava mais um bocado com as mãos de qualquer coisa e dizia, "anota ai: mais uma lambuja de farinha..." Ela só fazia a receita no olho e nunca era a mesma quantidade...

    Minha amiga Marina Abdalla, a quem devo agradecer imensamente por esta receita, passou pela mesma experiência com a avó dela, mas a Má é MUITO mais prendada que eu e conseguiu a receita da avó dela e me passou! Viva a Marina! 

   Em uma vasilha, coloque: 1 e 1/2 xícara de chá de água morna; 35 g de fermento biológico; 2 colheres de sopa cheias de açúcar cristal. Misture tudo dissolvendo o fermento. Deixe descansar com a vasilha tampada por 10 minutos ou até dobrar de volume.
    Quando o fermento virar uma esponja (crescer e descansar), acrescente: 1 e 1/2 xícara de chá de leite morno; menos de 1/2 copo de requeijão de óleo; 1 colher de sopa de sal; 1/4 de xícara de água fria e a farinha de trigo aos poucos (em média 4 xícaras). Coloque 2 xícaras de farinha, sove bem e vá acrescentando aos poucos mais farinha até a massa ficar macia e desgrudar das mãos. Tampe a vasilha e deixe a massa descansar por 10 minutos e sove novamente. Deixe a massa crescer com a vasilha bem tampada com papel filme ou saco plástico por 40 minutos. Corte a massa e faça bolinhas, abrindo-as com o rolo. Deixe descansar por 20 minutos e leve para assar.
   Para assar o forno deve estar a 250°C em cima e em baixo. Não precisa untar a forma. Assa rapidinho, por isso fique de olho para não queimar!
   Obs: se for usar o fermento biológico seco, pule a etapa de fazer a esponja e acrescente 1 colher de sopa de fermento biológico seco (não é pó royal!) e o açúcar aos outros ingredientes.

    







Nada mais lindo do que vê-lo crescendo no forno! 





2 comentários:

  1. Ah, esse eu vou querer fazer e testar essa receitinha.
    Bjos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, quando for fazer me chama! Te ajudo! Adoro colocar a mão na massa! Bjs

      Excluir