Toda vez que vou para o nordeste, fico esperando o café da manhã para comer tapioca... Nossa, como adoro!
Como por aqui é difícil de encontrar, procurei por várias receitas na internet e vi que todas são iguais, o que muda é o ingrediente, pois pode ser feita com fécula de mandioca, polvilho doce, polvilho azedo ou tudo misturado... kkkkkkk
Para ser bem sincera, não vi muita diferença entre elas, mas a de polvilho doce com mussarela me lembrou muito o sabor de pão de queijo.
O recheio pode ser o que você tiver em casa. Os mais tradicionais são queijo coalho e côco ralado com leite condensado. Faço muito com presunto e mussarela.
Para fazer sua tapioca, você vai salgar 1 xícara e meia de água com 1 colher de café de sal. Em uma tigela, coloque o polvilho e vá acrescentado a água (respingando) aos poucos até formar uma farofa úmida. Pegue uma peneira e passe o polvilho hidratado, cobrindo toda a superfície de uma frigideira anti-aderente já quente. Não deixe a camada muito fina, senão quebra. Deixe no fogo sem mexer até as laterais da goma começarem a desgrudar da frigideira. Nesta hora, vire a tapioca e comece o processo de rechear. Dobre ao meio, transfira para um prato e pronto!
Se sobrar polvilho hidratado, coloque-o em um pote bem tampado e leve a geladeira. Dura uns 2 dias!
peneirando o polvilho |
frigideira toda forrada |
tapioca desgrudando... hora de virar! |
hora de rechear |
finalizando para comer |
esta é com recheio de presunto e mussarela! |
To Surpresa, não sabia que era tão simples de fazer assim!!!
ResponderExcluirDani, é facinho, facinho... e rende até!
Excluir